Embora sejam os maiores animais terrestres do mundo, os elefantes são mamíferos que conquistaram um lugar no coração de muitas pessoas, seja por causa da sua inteligência ou pelo seu comportamento aparentemente dócil, alguns se assemelham aos dos seres humanos. A verdade é que a magnitude desses animais é incomparável, um macho adulto pode chegar a pesar aproximadamente 7.000 kg, esses paquidermes conseguem viver entre 60 e 70 anos.
O lado triste é que muitas das suas espécies estão em risco extinção, algumas já extintas inclusive, isso devido a caça indiscriminada e a perda de seus habitats naturais. Mas hoje não queremos falar sobre esse aspecto negativo, e sim aprender sobre como os elefantes desfrutam de certos estilos musicais, é isso mesmo, esses animais demonstraram que gostam de uma boa música.
Principais características dos elefantes
Vamos falar um pouco sobre as características e as peculiaridades desses animais tão queridos. Não há dúvida de que uma de suas principais características é a tromba, também chamada de probóscide. Isso nada mais é do que uma extensão nasal que permite emitir sons, aspirar água ou alcançar alimentos e, claro, cheirar. O seus dentes e presas são outro aspecto que também os caracterizam, pertencem ao maxilar e crescem de forma curva. Suas orelhas grandes e salientes são também dignas de se notar, são vascularizadas e possuem função de termorregulação.
Os elefantes são capazes de emitir sons com a sua tromba, alguns dos sons que emitem não são perceptíveis pelos humanos, dessa forma comunicam-se uns com os outros e economizam distâncias de vários quilômetros.
A inteligência desses animais
O cérebro dos elefantes é o maior entre todos os animais terrestres, e não é surpreendente, uma vez que eles têm uma massa cerebral que pesa cerca de pouco mais de 5 quilos. Esses paquidermes têm uma enorme quantidade de neurônios e uma estrutura cerebral muito similar a dos humanos, com uma inteligência comparada a dos golfinhos e chimpanzés.
Mas o impressionante é que com essas características eles teriam a mesma capacidade cognitiva para a fabricação e uso de ferramentas que nós humanos temos, além disso, é comum observar como eles fazem uso de suas trombas para manipular objetos com grande habilidade. Inteligência emocional e memória também são aspectos importantes quando se estuda esses animais quadrúpedes.
Os elefantes são capazes apreciar certos estilos musicais?
Em princípio sim, numerosos estudos mostraram que os elefantes conseguem manter e distinguir notas musicais, além de aprender certas melodias. Inúmeras organizações e especialistas na área conseguiram trazer para esses animais estilos de músicas clássicas e foram surpreendidos pela reação deles a melodia.
Um dos encontros mais significativos aconteceu em um zoológico belga, no qual alguns violinistas tocaram músicas clássicas enquanto os elefantes se moviam, dando a sensação de que estavam dançando e aproveitando o momento.
O projeto da orquestra de elefantes tailandeses
Na Tailândia, surgiu um projeto criado para proteger e cuidar dos poucos elefantes que restaram no país, a fim de proteger e garantir uma melhor qualidade de vida a eles. Nasceu como uma iniciativa experimental, mas evoluiu com a criação de instrumentos pensados especialmente para o tamanho e a força dos elefantes, conseguindo fazer com que estes animais tocassem música de forma lúdica e sem estresse. A criação de álbuns musicais tendo estes paquidermes como protagonistas ajudou a dar visibilidade internacional, o que ajudou muito no financiamento do projeto.