Com uma carreira musical infelizmente muito curta, Jimi Hendrix é conhecido pela sua naturalidade na hora de tocar a guitarra. Como também pela sua criatividade na hora de romper barreiras e criar estilos. Dessa maneira, a genialidade de Hendrix residia na sua capacidade de se reinventar e de personalizar a sua música de maneira autêntica.
Assim sendo uma dos fatos que consagrou Jimi Hendrix como exímio guitarrista consistia no seu domínio do instrumento de forma autodidata. Ou seja, Hendrix nunca teve aula de teoria musical e não sabia ler acordes em uma partitura. Ainda assim, foi um dos predecessores do então conhecido rock moderno.
Jimi foi expulso do colégio
Em uma das entrevistas concedidas por Jimi, ele alega que foi expulso do colégio por ter segurado a mão de sua namorada na época. Contudo, o diretor da instituição insistiu que na verdade ele foi expulso por possuir uma atitude rebelde, com faltas contínuas e uma baixo rendimento escolar. Por essa razão Hendrix nunca terminou de se formar academicamente.
Curiosamente, depois de sua morte, um busto Hendrix foi inaugurado na sua antiga escola. Decerto, na época em que Jimi viveu, o racismo, a pobreza e os problemas raciais ainda não possuíam a atenção necessária. De certo modo, poder seguir uma vida acadêmica para pessoas atemporais como Hendrix era um verdadeiro privilégio.
A genialidade de Jimi Hendrix
Sem sombra de dúvidas Jimi Hendrix está na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos, quiça o melhor se contamos com a sua contribuição e a sua morte prematura. Além do mais outro fato que consuma a ideia de que Hendrix foi excepcional consiste no seu autoditatismo.
Em outras palavras, Jimi Hendrix se tornou um dos melhores guitarristas de todos os tempos sem nem sequer estudar música ou saber ler os acordes de uma guitarra. Assim sendo, Hendrix foi um total autodidata e provavelmente isso foi determinante para que fosse tão inovador na música, porque ele construiu seu próprio caminho.
Curiosidades sobre a vida do pai do rock
Jimi Hendrix apesar de mundialmente conhecido por esse nome, se chamava Johnny Allen Hendrix. O primeiro não durou por muito tempo pois aos quatro anos de idade seu pai mudou para James que logo se converteu em Jimi. Também outra curiosidade sobre Hendrix é que ele possuía uma ancestralidade diversa, com raízes indígenas, irlandesas e africanas.
Decerto, Jimi era canhoto e inclusive, logo no incio muitas pessoas diziam que ele jamais podeira tocar la guitarra. Contudo, Jimi encontrou uma solução invertendo as cordas da guitarra e tocando na posição de uma pessoa destra.
Morte prematura e influências
Apesar de que para muitos Hendrix era visto como um ídolo, ele também admirava outros músicos e entre eles estaria Bob Dylan. Neste sentido, Hendrix fez uma versão do sucesso de “All along watchtower” que o próprio Bob reconheceu que a versão de Hendrix era mais interessante que a sua própria.
Por fim e com um grande pesar a morte prematura de Hendrix foi anunciada no ano de 1970 aos 27 anos pela dependência e abuso de drogas. Ainda assim ele foi capaz de produzir três álbuns de estúdio e um ao vivo devido a sua trágica morte. Embora uma boa parte do seu trabalho foi lançado postumamente.