Há aqueles que, quando falam de música, se referem a ela como sendo a ‘a alma do povo’. Isto se deve ao fato de que através de sua linguagem elas conseguem influenciar um país inteiro e simbolizar a luta pelas causas mais nobres através de cada uma de suas notas. A verdade é que ao longo da história, a música tem desempenhado um papel fundamental, mudando e evoluindo ao longo dos séculos para criar uma variedade de estilos e gêneros capazes de agradar a quase todos os gostos. É por isso que, ciente de seu imenso poder, em 1985, dois shows foram realizados com o objetivo de levantar fundos para combater a fome na Etiópia e na Somália.
Após um grande período de seca na Etiópia no início dos anos oitenta a população caiu em uma situação terrível, em que a pobreza, a sede e a fome balançaram as estruturas familiares etíopes e somalis sem qualquer misericórdia. Foi por esta razão que reuniu os mais importantes artistas musicais da época, a fim de levantar fundos para ajudar esses países em tempos difíceis.
A coordenação, solidariedade e compromisso de todos esses artistas ficou para a posteridade como sendo um dos concertos mais memoráveis da história: o Live Aid 1985.
O impulso de Bob Geldof
Naquele ano o artista e produtor musical Bob Geldof (conhecido por fazer parte do The Boomtown Rats) viajou para a África para testemunhar em primeira mão o que estava acontecendo no continente e, especificamente nas áreas afetadas pela terrível seca. O que viu ali o deixou desconsolado, e foi por isso que criou uma fundação para contribuir e ajudar esses países através dos valores arrecadados.
Acompanhado por seu amigo e músico Midge Ure, Geldof foi de porta em porta recrutar os maiores artistas de rock do momento, que aceitaram o convite sem exitar e participaram do Live Aid, que seria considerado como um dos maiores eventos de solidariedade da história.
Os melhores artistas dos momentos reunidos contra a fome
No total, mais de 70 grupos e artistas, alguns icônicos como Elton John, Queen, The Beach Boys, David Bowie, Madonna, Led Zeppelin e Eric Clapton, estavam envolvidos.
A união de tantos artistas fez com que milhões de pessoas decidissem assistir a estes dois concertos e assim contribuir para a luta contra a fome que atingiu a África naquela época.
No total, mais de 100 milhões de dólares foram arrecadados, e em homenagem a este concerto foi estabelecido que em 13 de julho seria o World Rock Day (dia do rock).
Desempenho brilhante de Queen
Entre todas as coisas que poderiam ser destacadas neste fantástico evento, uma delas foi a performance do grupo Queen, durante 20 minutos Freddie Mercury e sua talentosa banda tocaram uma mistura de seus sucessos mais conhecidos como Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, We Will Rock You, levando o público ao delírio. O desempenho de Queen é lembrado como um dos melhores do grupo em toda a sua bem-sucedida carreira musical.
Live Aid Venezuela
Recentemente, devido à situação atual na Venezuela , ocorreu um evento musical intitulado Venezuela Live Aid. A idéia desse show era promover a imposição de uma democracia real em um lugar que vive uma situação muito delicada dentro da esfera política e social e assim arrecadar fundos para o país e as famílias que vivem nele e que, infelizmente, não estão passando pelo melhor momento.
Entre os artistas que participaram deste evento, podemos encontrar alguns nomes famosos como Luis Fonsi, Juanes, Paulina Rubio e Chino e Nacho.