Pós-produção audiovisual e a arte do cinema

De acordo com a definição, a pós-produção audiovisual acontece quando a produção passa por um processo minucioso de edição. Desse modo, ela ocorre justo depois de dois processos de produção inicial, a: pré-produção e a produção audiovisual.

Nesse sentido, o trabalho principal de pós-produção são a correção das cores para que se possam ver todas as imagens da melhor maneira possível. Isto é, no processo de filmagem é possível que pela diferença de iluminação em uma cena em vários quadros o resultado final não apresenta a homogeneidade esperada. Desse modo, nesse artigo vamos clarificar algumas das etapas da pós-produção audiovisual.

Correção da cor, uma das fases mais importantes da pós-produção audiovisual

Assim sendo a correção da cor consiste em uma das etapas mais importantes no processo de edição de um filme, comercial, seriado ou qualquer produto audiovisual. Porém ela pode ser muito mais simples do que parece. Por isso que em teoria essa etapa consiste em garantir que a parte visual da produção seja clara e homogênea.

produção

Em outras palavras, o trabalho do editor reside em corrigir as funções de brilho e contraste garantido que ele não afetem nenhuma das cores de forma negativa. Entretanto, em teoria desde o momento inicial das gravações a câmera já estará calibrada, mas, mesmo assim, será necessário aperfeiçoar as imagens para um resultado de qualidade.

Efeitos e pós-produção audiovisual

Logo depois de corrigir a cor chegou a hora de adicionar os efeitos se o projeto e o produto final o requerem. Dessa forma, nessa hora não se analisa os efeitos de correção de cor, senão os efeitos que dão sentido ao roteiro da história do projeto. Ou seja, nesse momento se define a estética e a linguagem utilizada no projeto.

Ainda assim, um grande conselho na etapa da pós-produção consiste em não abusar desses efeitos. Desse modo os efeitos servem como uma ferramenta para dar mais veracidade a situações engraçadas, para capturar a atenção, contudo é importante utilizá-los com cautela.

Gráficos em movimento

Finalmente a introdução de gráficos em movimento consiste na seguinte parte da produção audiovisual. Ou seja, depois de ter o projeto terminado em relação ao conteúdo é fundamental produzir gráficos para aperfeiçoar o projeto. Também como incluir os títulos de créditos e rótulos que sejam necessários para transmitir a informação necessária.

pós-produção

Nesse sentido o programa preferido para realizar gráficos animados, assim com criar efeitos é After Effects. Isto é, um software do Adobe que nos oferece uma grande quantidade de oportunidades para a pós-produção.

Finalização e exportação do vídeo

Uma vez terminado o processo de pós-produção audiovisual a próxima etapa configura a exportação do arquivo para o produto final. Dessa forma, será como se consome o produto como um elemento independente, capaz de ser reproduzido através de outras plataformas. Sejam elas, uma sala no cinema, smartfone, televisão, internet e muitos outros meios.

Nessa etapa, também conhecida como renderização são definidos os formatos com os valores de compressão que queremos obter. Para isso vale a pena definir desde o princípio da pós-produção tipo de dispositivo alvo, já que esse fator também determinará algumas regras para o produto final.